terça-feira, 18 de junho de 2013

SANEPAR LACRA POÇO COM ÁGUA IMPRÓPRIA AO CONSUMO

A Sanepar de Apucarana lacrou o poço artesiano perfurado na estrada do Rio Bom, a margem do Ribeirão Barra Nova, cuja água apresentava componentes químicos nocivos a saúde dos consumidores. A contaminação foi detectada quando da análise, antes do poço ser ligado a rede de abastecimento da cidade. A unidade produtora iria atender a consumidores do Parque Industrial Galan, especialmente indústria em fase de instalação.

A assessoria de imprensa da Sanepar explicou que após a perfuração do poço é realizada a análise de vazão. Caso o poço seja produtivo, faz-se a análise de água. Informa ainda a empresa que se a água estiver dentro dos critérios do Ministério de Saúde para consumo humano, são feitos outros procedimentos como colocação de filtro, revestimento e de bomba. Se contiver elementos que no momento não existe tecnologia para serem tratados, então o poço é descartado, como aconteceu com a unidade.

O resultado da análise e as medidas tomadas pela empresa foram informadas ao Ministério Público Estadual, que havia apresentado um pedido de informações a gerência de Apucarana.

Mesmo com o poço descartado, não há risco de desabastecimento na cidade e os investimentos continuam. De acordo com a Sanepar, ainda neste mês de junho entra em operação o Poço Country Club, que está em teste final de operação. Para o mês de agosto está prevista a entrada em operação do poço Pirapó. Além disso, existem mais sete poços dentro do planejamento. Um deles fica próximo ao Jaboti, que vai abastecer a região Sul. Os outros seis ficam no Barreiro. Todos eles já estão perfurados, mas somente entrarão em operação em cinco anos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário