quinta-feira, 30 de maio de 2013

APUCARANA NÃO REGISTRA ROUBOS EM SAÍDA DE BANCOS

Os chamados roubos em "saidinha de banco" não são registrados em Apucarana desde novembro de 2011, quando o Procon, a época coordenado pelo jornalista Rafael Silva, obrigou as agências bancárias a instalar equipamentos de segurança (câmeras) e biombos nos caixas. Com a postura do órgão de defesa do consumidor, Apucarana é um dos únicos municípios do Paraná a cumprir leis que determinam a instalação destes dispositivos.

Em Apucarana, duas leis municipais estabelecem que as instituições financeiras têm que instalar câmeras na área externa para monitorar a entrada e saída de clientes e os biombos para permitir aos clientes movimentar dinheiro ser correr o risco de ser vigiado por bandidos. 

Policiais militares consultados sobre a eficiência dos sistemas, verificaram, inclusive, que desde 2011 houve uma redução no número de pessoas paradas nas portas das agências bancárias. "Não se pode afirmar com certeza absoluta, mas algumas daquelas pessoas estavam ali para monitorar a circulação de pessoas que faziam saques nas agências. Sabendo que estão sendo filmadas, deixaram aqueles locais, levando tranquilidade aos clientes dos bancos", disse um dos consultados.

O então coordenador do Procon, jornalista Rafael Silva, lembrou que foi um trabalho árduo fazer os bancos cumprirem as duas leis municipais. "Tivemos até que lacrar algumas agências, para convencer que as leis teriam que ser cumpridas e felizmente os resultados estão aí, para serem comprovados", salienta Silva.

Apucarana tem 14 agências bancárias - incluindo as cooperativas de crédito - no centro da cidade. Até mesmo as agências récem-construídas - Bradesco, Sicoob, Caixa e Sicredi - cumprem as duas leis municipais, garantindo segurança a clientes e funcionários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário